Caracterizacao

A sub-região Douro Superior localiza-se no Interior Norte do país e integra os distritos de Bragança e Guarda, numa área aproximadamente de 2 407,7 km2.
Esta sub-região faz fronteira, a Norte com os concelhos de Vimioso, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé e Vila Flor; a Sul com os concelhos de Pinhel e Almeida; a Nascente com Espanha e a Poente com o concelho de Meda, S. João da Pesqueira e Carrazeda de Ansiães. São cinco os Municípios que integram Douro Superior, sendo estes:

NUTIII Douro
- Freixo de Espada à Cinta: 6 Freguesias, numa área total de 245,1 Km2;
- Torre de Moncorvo: 17 Freguesias, numa área total de 531,6 Km2;
- Vila Nova de Foz Côa: 17 Freguesias, numa área total de 398,2 Km2 e

NUTIII Alto Trás-os-Montes
- Mogadouro: 28 Freguesias, numa área total de 758,7 Km2.
- Mirando do Douro: 17 Freguesias, numa área total 487,2 Km2.

Estamos perante uma região estruturalmente rural e homogénea, do ponto de vista físico, social, económico e humano, mas onde todos os concelho possuem características bem particulares, definindo uma área que traduz alguma diversidade paisagística e ao mesmo tempo aspectos comuns, que se definem pelo vale do Rio Côa, proximidade e fronteira com Espanha e pela presença do rio Douro.

Nos documentos online poderá fazer o download de vários documentos da caracterização física e sócio-económica do Douro Superior, mais completa e detalhada ou clique nos seguintes links:
Caracterização Geográfica e Sócio-económica do Douro Superior
Quadro - Indicadores Sócio-económicos do Douro Superior